• Organizando um Funeral


    Um funeral é a celebração da vida de uma pessoa. Ao organiza-lo, o nosso apoio é um factor importante.
    Existem algumas decisões que precisam ser tomadas de imediato, mas é necessário dar tempo para compreender o que ainda é preciso ser organizado. Com tantos aspectos burocráticos os conselhos só parecem sábios se partirem de uma fonte verdadeiramente experiente. A funerária Central da Baixa da Banheira e Barreiro Lda tem conselhos úteis sobre a organização de funerais há mais de 15 anos. Nós oferecemos apoio antes, durante e também depois do funeral com todo o tipo de aconselhamentos.

    Óbito na residência

    Ocorrido o óbito na residência habitual do falecido ou de um familiar ou de alguém a quem este estivesse a cargo, deverá nos contactar, para posterior contactar o médico de família ou o médico assistente, ou ainda, se for necessário, o delegado de saúde da área de residência, afim de ser passado o respectivo “Certificado de Óbito”.

    Óbito no Lar / Instituição

    Images

    Ocorrido o óbito num Lar, a própria instituição informa os familiares do ocorrido e o certificado de óbito é emitido pelo médico que acompanhou o paciente. Após a comunicação do óbitos deverá nos contactar, com o intuito de dar inicio ao processo do funeral.

  • Óbito por Acidente, Crime ou suicídio

    Images

    Quando o falecimento ocorre na sequência de um acidente (de viação, ou trabalho, suicídio, afogamento, crime, etc.) é necessário contactar a autoridades competentes da área onde o mesmo se verificou. Esta, por sua vez, avisará a autoridade de saúde e o Delegado do Ministério Público. Até ordem em contrário, não se deve tocar ou movimentar o corpo do falecido. Neste casos é decretado por Lei um exame de autópsia ao falecido. Os familiares deverão de seguida nos contactar, pois seremos nós a ser informados pelas autoridades oficiais da data e hora da realização da autópsia.